segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O que é o Design? O.o

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Já repetiste tantas vezes uma palavra que tiveste a sensação de que ela perdeu o sentido? Isso acontece bastante em relacionamentos. Quando gostamos muito de alguém, queremos que essa pessoa se sinta segura. Assim, dizemos tantas vezes eu amo-te, eu amo-te, eu amo-te, que num determinado momento, a repetição acaba gastando o sentimento da expressão. Aí, é hora de parar pra pensar e lembrar o que ela realmente significa.
Hoje em dia, temos a impressão de que ninguém mais se lembra do significado de design. Uma palavra tão simples, que faz parte do nosso dia-a-dia de tantas formas diferentes. Assistes a um comercial que fala do novo design da escova de dentes, lês um anúncio do novo design do carro, vês o rótulo da água mineral fazer fanfarra do novo design da garrafa. Mas será que design é só isso? Uma roupa nova?

Existe uma máxima do design que diz que a forma é a função. Ou seja, o design não é só a roupa nova, mas também a preocupação para que serve essa roupa. Uma preocupação importante, não é mesmo? A roupa que se usa para ir a um casamento não é a mesma que se usa para ir à praia. Mas não estamos a esquecer alguma coisa? Será que não existe um pequeno universo entre o conceito de forma e o conceito de função?

E quanto à função do próprio design? Pra que ele serve? Design é uma profissão? Design é uma atividade econômica? Design é arte? Design é entretenimento? Design pode ter uma função social? Design pode não ter uma função? Design pode ser fantasia? Design pode ser optimismo, esperança e bom humor?

Todas essas perguntas são muito importantes, e cada uma delas têm muitas respostas. Quem tem interesse em design deve encontrar a sua própria resposta. =P

Sem comentários:

Enviar um comentário